Dicas Javali

O Natal e o Ano Novo são as datas do ano preferidas e a mais aguardadas por muitas pessoas. É tempo de reunir a família e amigos, dar e receber presentes, ter a mesa repleta de comidas e ter a certeza que tudo estará delicioso. Por isso, deve-se pensar muito bem sobre o que servir aos convidados nestes dias tão especiais.

Então, o que servir na ceia de Natal e de Ano Novo?

Para sua ceia ser maravilhosa e agradar a todos, vamos mostrar algumas ideias do que servir.

Para “entradinhas”, tira-gostos: antepasto de berinjela com pão sírio e queijos e até mesmo pão de alho de damasco (por exemplo).

Para o prato principal:

1. Assados

Os assados são sempre bem-vindos na ceia natalina e final de ano por serem práticos, saborosos e de aroma inconfundível. Em questão de minutos você consegue preparar uma ótima refeição, sem complicações e conhecimentos aprofundados na cozinha. Peru, chester e leitoa são os mais consumidos nesta época do ano e os preferidos pela maioria das pessoas. Há também carnes exóticas, muito apreciadas por aqueles que gostam de ousar em novos sabores e experiências, como as deliciosas carnes de pato, cordeiro e paleta de javali.

A presença do peru nas ceias natalinas é um costume antigo vindo de fora do Brasil, mais precisamente de Massachusetts (EUA), servida no Dia de Ação de Graças. Seu preço baixo e a facilidade de engordar fizeram com que os espanhóis levassem esta ave para a Europa no século XVI e lá se tornou símbolo de alimento das grandes ocasiões. No Brasil, o peru é apreciado desde o período colonial.

Muitos não sabem, mas o chester é um frango com 70% de carne concentrada no peito e nas coxas. Ele é maior que o frango comumente consumido e possui menor teor de gordura e maior taxa de proteínas.

Já a carne suína é influência de Portugal em que, mesmo não sendo o prato principal, vem como o segundo prato para a ceia.

É possível combinar os assados com diversos acompanhamentos, como as outras ideias a seguir.

2. Farofas

A farofa é o acompanhamento que dá um toque especial a ceia. Ela combina com o arroz, assados e outras delicias natalinas. Há diferentes receitas com frutas, nozes, carnes e outros ingredientes. Tudo depende do gosto dos convidados e de como harmonizar isto à carne. A praticidade é tanta que há diversas opções de deliciosas farofas prontas disponíveis no mercado.

3. Molhos e geleias

Somente preparar o assado ainda não é o suficiente. É preciso ter algo a mais. Os molhos pimentas e geleias conseguem de maneira simples e prática, dar o plus necessário aos assados escolhidos. Elas deixam o seu prato principal com sabor ainda mais especial. Cada geleia combina com um tipo de carne. Por exemplo, a geleia de menta é perfeita com carne de cordeiro, cebola caramelizada com carnes suínas e chumichurri com carne branca.

4. Vinhos

As carnes suínas e de aves natalinas combinam muito bem com vinhos, basta escolher o mais adequado e o que mais agrada. Em uma regra geral, vinhos tintos combinam com carnes vermelhas e vinhos brancos com carnes brancas. Há ainda como combinar o refinado sabor da uva com panetones, queijos, nozes e castanhas.

 

5. Cervejas Artesanais

 

A cerveja é sempre muito bem-vinda quando o assunto são carnes, tanto no acompanhamento quanto no preparo da comida. Há diferentes tipos de cervejas e, por isso, você deve saber qual a melhor para acompanhar ou preparar uma receita.

Para harmonizar com aves assadas, dê preferência a cervejas mais leves. Para carnes vermelhas que em geral possuem mais sabor e gordura mesmo em preparos sutis, a harmonização deve ser feita com cervejas mais intensas. Já carnes fortes, como cordeiro e porco, pedem cervejas intensas tanto no sabor quanto no álcool.

Onde achar estas sugestões para as ceias?

Para achar estes itens com qualidade e confiança, vá à Javali Boutique de Carnes. Temos produtos já preparados, práticos e deliciosos. Basta servir e comer. Simples assim! Desta forma, você pode confraternizar com quem você mais ama sem se preocupar em colocar a mão na massa e com a bagunça. Veja nossas delicias disponíveis para as ceias e comemorações já assadas ou prontas para assar:

  • CARNE DE BOI

Fraldão Uruguaio ou ponta de costela, Maminha recheada com calabresa e bacon, picanha invertida recheada com queijo.

  • PORCO

Costela em tiras defumada, Joelho de porco, Lombo defumado ou recheado Leitoa: inteira, 1/2 leitoa, 1/4 dianteira de leitoa, 1/4 traseira de leitoa.

  • FRANGO

Galeto/ frango desossado e recheado: ricota com espinafre; presunto, calabresa e queij, Rocambole de frango recheado com presunto e mussarela e Chester com recheio de presunto, mussarela.

  • EXÓTICAS

Carré, pernil, paleta e picanha de cordeiro, Pernil de Javali, Pato.

Entre em nosso site e veja estas e outras opções. Faça a sua encomenda e tenha um feliz e saboroso Natal e Ano Novo!